quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SAO PAULO: APOKALYPSIS SHOW !!!! 16/10/2010

SAO PAULO: APOKALYPSIS SHOW !!!!: "apresentaAPOKALYPSIS Sábado,16 de outubro, a partir das 21 horasColetivo Galeria - Rua dos Pinheiros, 493 - São PauloContribuição: R$ 5,..."

Faça você mesmo: minhocário | Ecoprático

Faça você mesmo: minhocário Ecoprático
Nojentas, pegajosas, feias, estranhas… Por mais variados que sejam, os adjetivos usados em relação às minhocas não costumar ser dos melhores. No entanto, apesar de não serem os bixos de estimação mais populares do mundo, esses animaizinhos possuem uma característica bem sustentável: eles acentuam o processo de compostagem natural.


No nono episódio do ECOPRÁTICO, mostramos alguns dos benefícios de se ter um minhocário em casa. O produto pode ser encontrado comercialmente em diversos tamanhos, variando de acordo com a quantidade de lixo orgânico produzido pela casa. Todavia, nem sempre é possível achar lugares que vendam o produto. Em casos assim, a solução recai no faça-você-mesmo.

Basicamente, o minhocário consiste de três caixas (de preferência de cor escura) que são sobrepostas umas às outras. Nesse site é possível ver mais detalhadamente o procedimento.É importante ressaltar alguns detalhes. O minhocário deve ser mantido longe da luminosidade. As duas caixas superiores geralmente possuem furos entre uma e outra para que as minhocas possam trocar de ambiente quando uma delas estiver cheia. Portanto, pode acontecer de minhocas caírem na caixa de baixo (onde fica o chorume). A solução é simples: coloque um tijolo junto à lateral da parte de dentro dessa caixa inferior para que as minhocas possam retornar à caixa de cima. Além disso, minhocas vermelhas da califórnia (Eisenia foetida) são as mais comuns em minhocários, portanto, não se confunda na hora de escolher as espécies a serem usadas.

PS: Confira os comentários do post para conferir as importantes contribuições que alguns leitores do blog deixaram em relação ao assunto.
mais a matéria completa e outros no site www.tvcultura.com.br/ecoptratico

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Lixeiras coloridas facilitam a coleta seletiva | Ecologia Online

Coloridas lixeiras facilitam uma Coleta Seletiva Ecologia Online
Azul – Papel/papelão



Vermelho – Plástico


Verde – Vidro


Amarelo – Metal


Preto – Madeira


Laranja – Resíduos perigosos


Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde


Roxo – Resíduos radioativos


Marrom – Resíduos orgânicos


Cinza – Resíduo geral não reciclável contaminado, ou contaminado não


passível de separação